Cobertura – A Força Aérea Argentina apresentou oficialmente seu primeiro caça F-16BM na VI Brigada Aérea de Tandil

Fecha:

Tendo como cenário a VI Brigada Aérea de Tandil, Buenos Aires, a Força Aérea Argentina apresentou o primeiro caça F-16 Fighting Falcon adquirido da Dinamarca. Especificamente, trata-se de um modelo biposto F-16BM Block 10, oficialmente designado como “número 25”, destinado a tarefas de treinamento, instrução e formação de pilotos, tripulações de apoio, mecânicos e engenheiros no novo sistema de armas.

A cerimônia, iniciada após as 20h, foi liderada pelo Ministro da Defesa da República Argentina, Luis Petri, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFFAA), Brigadeiro Xavier Isaac; pelo Chefe da Força Aérea, Brigadeiro Gustavo Javier Valverde; pelo Chefe do Exército, General Carlos Presti; e pelo Chefe da Marinha, Contra-almirante Carlos Allievi.

Durante seu discurso, o chefe da pasta da defesa declarou: “Com este sistema de armas, estamos dando um verdadeiro salto tecnológico. Estamos elevando nossas capacidades defensivas. Também estamos recuperando e modernizando cada espaço desta base para que esses F-16 possam operar em sua capacidade máxima.”

“Para que a Argentina volte a ser grande, precisamos de Forças Armadas fortes, treinadas e preparadas”, acrescentou, ressaltando também: “Esta é a era em que entendemos que uma nação não pode se defender se estiver condenada à submissão. A era em que a defesa nacional não é um gasto, mas o investimento mais importante para garantir a paz.”

Com a apresentação oficial das aeronaves, a Força Aérea Argentina inicia simbolicamente o processo de incorporação do sistema de armas F-16, iniciado em abril de 2024 com a assinatura do acordo com o Reino da Dinamarca para a aquisição de 24 aeronaves F-16A/B MLU Block 15.

Nos próximos meses, espera-se que o processo de formação de pilotos e do pessoal relacionado à plataforma continue, enquanto avançam as obras de infraestrutura e modernização nas instalações da VI Brigada Aérea de Tandil e da Área Material Río Cuarto (AMACUAR).

Por fim, até o final do ano, espera-se a chegada do primeiro lote de aeronaves operacionais provenientes da Força Aérea Real da Dinamarca, que inicialmente operariam a partir da AMACUAR até a conclusão das obras de modernização da VI Brigada Aérea.

*Fotografias Zona Militar.

Publicidad

Redaccion
Redaccionhttp://www.elestrategico.com
Equipo de redacción de El Estratégico

Dejá una respuesta

Compartí esta noticia

Suscribite a El Estratégico

Más leídas

Noticias
Últimas

La Justicia de Estados Unidos ordena que la Argentina deberá entregar parte de sus acciones de YPF

En el marco del juicio contra la República Argentina...

Cuál es el megadepósito mineral que puede redefinir a la Argentina en el mapa global

La reciente confirmación de un megadepósito mineral en la...